Reanatomização dental para maximizar a estética do sorriso
Paciente sexo masculino, 30 anos de idade.
A QUEIXA
Fratura da borda incisal do incisivo central superior e insatisfação com o tamanho dos incisivos centrais.
O EXAME CLÍNICO
Constatou-se que a borda incisal dos incisivos centrais superiores apresentava restaurações insatisfatórias e linha de fratura evidente no ângulo entre a restauração e o remanescente dentário.
O TRATAMENTO
Para este caso foi planejado tratamento restaurador empregando a técnica BRB (matriz Bertolho, Ricci, Barrotte) (1) com resinas compostas, para realização da restauração e reanatomização dos incisivos superiores em uma única seção. A vantagem desta técnica é que ela dispensa o uso de modelos de estudo e enceramento diagnóstico para confecção de matriz para realizar a muralha palatina.
Neste caso foi realizado como primeira etapa a escolha da cor por meio de luz polarizada cruzada através de fotografia com filtros polarizados(2). Este método permite suprimir os reflexos da luz ambiente e do flash do equipamento fotográfico, retirando o brilho para observar apenas matiz e croma. Após isso, foi confeccionada a matriz BRB, remoção das restaurações e adequação do remanescente. Em seguida, foi feita a restauração com resina composta nanohíbrida Opallis (FGM) a fim de melhorar a cor e o tamanho dos incisivos centrais superiores.
“Fratura de borda incisal: um procedimento simples de resolver quando se dispõem de boas técnicas (Matriz BRB) e materiais restauradores (FGM), para o alcance de resultados satisfatórios”.
Prof. Dr. Carlos Villavicencio-Espinoza
REFERÊNCIAS
1. G B, LGB A, WA R. Matriz Bertholdo/Ricci/Barrotte (BRB):
Uma simplificação de Técnica para
Obtenção de Guia de Estratificação com Compósitos. Clínica- International Journal of Brazilian Dentistry. 2104;10(2):24-30.
2. Villavicencio-Espinoza C, Narimatsu M, Furuse A. Using Cross-Polarized Photography as a Guide for Selecting Resin Composite Shade. Operative Dentistry. 2017;In process. DOI:10.2341/16-227-T