Paciente do gênero masculino, 48 anos, leucoderma, tabagista há aproximadamente duas décadas e insatisfeito com sua condição bucal, buscou atendimento para melhorar a estética e a eficiência mastigatória. Após avaliação clínica, foi submetido à exames complementares em dois tempos: primeiramente foram solicitados levantamentos fotográficos, radiográficos e tomográficos e, após a aceitabilidade do plano de tratamento, foi encaminhado à exames hematológicos e renais, além de avaliação médica no intuito de obter autorização para se submeter aos procedimentos implantares pretendidos. Embora alguns elementos ainda apresentassem satisfatório suporte periodontal, o paciente optou pela extração dos remanescentes e instalação de quatro implantes dentários, no intuito de conferir suporte para futura prótese total. Para que houvesse maior previsibilidade de resultado, menor tempo operatório e baixa morbidade, foi eleita a técnica de Cirurgia Guiada do Sistema de implantes Arcsys (CGA).
Para tanto, arquivos tomográficos (de extensão “.stl”) foram encaminhados a um centro de planejamento cirúrgico virtual para renderização e geração de uma guia cirúrgica personalizada e específica para o sistema de implantes previamente selecionado.
O modelo virtual permite o posicionamento tridimensional ideal de cada implante, que é submetido à apreciação do cirurgião-dentista responsável para aprovação. Após a concordância do planejamento, uma guia cirúrgica é impressa e encaminhada com um relatório auxiliar do planejamento, contendo informações pertinentes ao procedimento guiado. A extração do elemento 12 foi previamente planejada também no modelo virtual, gerando uma guia personalizada que só pôde ser provada após a etapa clínica de exodontia do referido elemento.
A adequada adaptação e estabilidade da guia é condição fundamental para o sucesso da técnica e deverá sempre ser observado com atenção pelo cirurgião. Uma vez fixada, a guia CGA permite a justa instrumentação e em passo único, em razão do eficiente sistema refrigeratório das Brocas Arcsys. Esta característica singular do sistema guiado da FGM possibilita resoluções simplificadas e extremamente rápidas mesmo em casos complexos.
Cinco dias após a implantação e com quadro pós-operatório bastante satisfatório, o paciente foi encaminhado para avaliação tomográfica no intuito de confirmar o posicionamento pretendido. A comparação direta entre o planejamento virtual e a cirurgia real ratificou a alta performance atingida pelo sistema CGA.
Embora o alto torque obtido na instalação dos implantes permitisse a instalação de carga imediata, o planejamento prévio contemplava uma reabertura tardia. Atualmente o paciente permanece no aguardo da osseointegração dos implantes para futura confecção de prótese total implantossuportada.