Prótese múltipla em área posterior com personalização do componente protético
Paciente do gênero feminino, 71 anos, leucoderma procurou atendimento referindo mau hálito, sangramento gengival e problemas de adaptação em uma prótese parcial fixa superior no lado direito. Constatou-se clinicamente uma significativa infiltração sob o pilar 15. Exames radiográficos e tomográficos foram realizados.
O planejamento reabilitador proposto foi a secção da prótese na altura do contato 16-17, exodontia do elemento 15, seguido da instalação de dois implantes Arcsys nas regiões correspondentes aos dentes 14 e 16. Posterior reabilitação com prótese fixa múltipla.
Após anestesia local, realizamos incisão linear na crista do rebordo estendendo-se da distal do dente 13 à mesial do elemento 17. Procedeu-se o descolamento total do retalho, exodontia das raízes residuais do elemento 15 e preparo dos alvéolos cirúrgicos. Na região do dente 14, as perfurações foram escalonadas, iniciadas pela fresa 2.4mm e 2.9mm. Neste local, instalou-se um implante Arcsys 3,8 x 8mm, 2mm infra-ósseo, obtendo-se 45N de torque.
Já na região do elemento 16, por se tratar de uma área com grande reabsorção óssea e pneumatização do seio maxilar, optou-se por utilizar somente a fresa 2.4, penetrando apenas 3 mm e com osteótomos específicos, elevamos o seio maxilar de forma minimamente traumática. Deste modo, foi possível instalar um implante Arcsys short 5 x 5mm, 1mm infra-ósseo e com 60N de torque.
Para o preenchimento do alvéolo do elemento 15, elegeu-se o biomaterial sintético Nanosynt, granulação fina, composto por 60% de hidroxiapatita e 40% de beta tricálciofosfato (BTCP), que atua na manutenção e ou neo-formação óssea.
A fim de facilitar o assentamento passivo, foram selecionados dois mini-pilares: o primeiro com 3.5mm e personalização do componente em 12 graus (implante 14) e o segundo com 2mm (implante 16). Os cilindros multifuncionais foram instalados como protetores dos mini-pilares. Na semana seguinte e após a remoção das suturas, os procedimentos de moldagem foram realizados. Foram utilizados outros dois transfers multifuncionais unidos com resina acrílica, parafusos longos e silicona de adição fluida. Modelo de trabalho confeccionado com gesso tipo IV e gengiva artificial. Uma prótese fixa provisória em resina acrílica fora instalada e a adequação da placa oclusal devido ao bruxismo. Ao término de 4 meses da realização dos implantes Arcsys, confeccionamos a prótese fixa metalo-cerâmica sobre cilindros CoCr rotacionais. Instalação com 3 ciclos de 15N de torque e vedamento dos orifícios com fita vinílica e resina composta do tipo flow.