Mascaramento de substratos escurecidos com Vittra APS
Algumas vezes, no dia a dia clínico o dentista se depara com casos mais complexos de serem resolvidos. Uma dessas situações é um dente anterior escurecido, e o passo mais desafiador de resolução desse tipo de caso é a escolha correta de um material que vá mascarar adequadamente esse fundo mais saturado a fim de que o resultado final não fique muito opaco ou então muito acinzentado.
Para a obtenção de um efeito natural e efetivo, as opções de cores com uma opacidade de dentina que consigam bloquear o substrato mais escurecido, como as resinas DA0 ou DA1 do sistema Vittra APS podem ser utilizadas. Confira no caso clínico a seguir um resultado excelente utilizando a técnica incremental com resinas de diferentes opacidades, sem necessidade de uso de corantes.
Relato de caso:
Paciente chegou à clínica de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP) queixando-se do escurecimento do elemento 11 em relação aos demais após clareamento dental caseiro, durante 2 semanas. Esse escurecimento exacerbado, segundo ela, estava prejudicando seu dia-a-dia, pois a mesma trabalha com eventos, tendo que sorrir ao atender os clientes. Durante a anamnese, relatou que, na infância, havia fraturado o dente no terço médio, sem comprometimento pulpar, e o tratamento proposto na época foi a realização de restauração e faceta direta em resina composta. Foi realizada a remoção total da restauração e substituição da mesma utilizando resinas Vittra da FGM, previamente selecionadas. O dente preparado foi condicionado com ácido fosfórico a 37%, seguido de aplicação de sistema adesivo Ambar APS FGM, e incrementos de resina DA1, EA1 e E-BLEACH. O acabamento e o polimento foram também realizados com produtos FGM, na mesma sessão, devido à estética. Não houve necessidade de ajuste oclusal. A paciente ficou satisfeita com o resultado final, relatando conseguir sorrir com mais confiança.