Reabilitação Estética de incisivo central superior escurecido com faceta direta em resina composta Vittra APS

Autor: Prof. Dr. Fabio Cesar Lorenzoni

Exame clínico e radiográfico.
Foi observado escurecimento do elemento 11, a qual era a queixa principal da paciente.
O exame radiográico constatou que o elemento 11 apresentava tratamento de canal em condições satisfatórias e sem lesão periapical. A paciente relatou que as tentativas anteriores de clareamento não trouxerem o efeito desejado. Havia a presença de restauração da borda incisal deste elemento com resina composta.

O tratamento.
O tratamento proposto para a paciente foi a realização de uma faceta direta de resina composta Vittra APS (FGM) associado a cimentação de um pino de fibra de vidro Whitepost (FGM) com o objetivo de melhorar o suporte da restauração em resina composta. Este tratamento foi fundamentado na qualidade e quantidade da estrutura dentária remanescente.

Situação clínica inicial demonstrando o evidente escurecimento do elemento 11, com
prejuízo estético considerável.

Sequência de imagens apresentando o passo a passo clínico envolvido com a cimentação adesiva do pino de fibra de vidro. A imagem “a” mostra a verificação clínica do pino de fibra de vidro Whitepost DC3 (FGM), sendo que a imagem “b” apresenta o substrato dentário após a aplicação do adesivo Ambar Universal (FGM) (previamente o substrato dentário foi condicionado com ácido fosfórico Condac 37% – FGM). A imagem “c” apresenta a ponta misturadora e aplicadora inserindo o cimento resinoso dual AllCem Core (FGM) e a imagem “d” apresenta o pino de fibra de vidro acomodado no interior do canal radicular após a inserção do cimento.

Imagem apresentando a forma do preparo dentário. Note mancha escura no centro da face vestibular.

Após o isolamento absoluto modificado, foi aplicado adesivo Ambar Universal (FGM) na estrutura dentária.

Reconstrução das faces mesial e distal com resina Vittra APS (FGM) nas cores DA1 e na
região cervical com DA2.

Imagem final após polimento com o sistema de discos abrasivos Diamond Pro (FGM) associado a pasta de polimento Diamond Excel (FGM). Esta consulta de polimento aconteceu 7 dias após a reabilitação estética.

Imagem extraoral apresentando o resultado final estético alcançado.

FGM Interativa

Adicionar comentário