Centrinho Joinville, orgulhosamente há 28 anos promovendo saúde e autoestima.

Nesta semana, o Centrinho Prefeito Luiz Gomes, que realiza atendimento e suporte a portadores de fissura labiopalatal na cidade de Joinville, completou 28 anos de fundação.

Ao longo de quase três décadas, a entidade acumula cerca de 4.000 pacientes assistidos por uma equipe multidisciplinar, formada por cerca de 70 profissionais de áreas como: odontologia (das mais diversas especialidades), cirurgia plástica, pediatria, otorrinolaringologia, neurologia, serviço social, fisioterapia, enfermagem, psicologia, genética e fonoaudiologia.

Além de pioneira, a entidade é a única a realizar este tipo de atendimento de forma integral, no estado de Santa Catarina, o que a torna referência nacional em reabilitação fissura labiopalatal, e mais recentemente, também no tratamento e acompanhamento de deficiências auditivas.

Jacirema Campos Bentes, Presidente da Profis – Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal e Deficientes Auditivos de Joinville, e uma das iniciadoras do projeto, orgulha-se em ter feito parte do movimento que deu início a instituição, juntamente com outros profissionais.

Segundo Jacirema, a iniciativa surgiu quando ela ainda era assistente social no município, e sensibilizada com a falta de auxílio aos casos de fissura lábio palatal na cidade, resolveu se especializar no assunto, buscando em Bauru, São Paulo, no maior centro de tratamento especializado em anomalias craniofaciais do Brasil, e único na época, inspiração do que mais tarde, viria a implantar em Joinville.

“Sinto que de uma forma simples e muito direta, temos a chance, através do Centrinho, de proporcionar saúde e também autoestima para nossos pacientes. E isso, é gratificante”, afirma a presidente.

Ainda de acordo com Jacirema, além do engajamento da equipe, que tem feito à diferença, a participação de entidades públicas, ou ainda, privadas, por meio de parcerias, como a que possuem com a FGM e outras empresas da cidade, têm permitido manter os atendimentos e ainda, reforça o desejo e a esperança pela implementação de novos serviços que complementem os que já são oferecidos pela entidade.

O Dr. Sérgio Fortuna, cirurgião-dentista e atual diretor técnico de saúde bucal, na Secretaria de Saúde do Munícipio, e que também participou ativamente da instituição como presidente do Profis e membro do Centrinho por sete anos, corrobora a importância da entidade.

“É uma imensa satisfação fazer parte deste projeto que tanto orgulha, não apenas a nossa cidade, mas todo o estado. Como membro da Secretaria da Saúde, e em nome do órgão que represento, destaco a relevância dos serviços prestados pelo Centrinho, que com excelência tem contribuído decisivamente ao longo de décadas, com resultados inestimáveis para sociedade”.

Para a FGM, que acompanha a trajetória do Centrinho de longa data, é gratificante contribuir com esta história que é edificada na solidariedade e no bem comum. Participar mesmo que indiretamente do projeto, devolvendo a funcionalidade e saúde bucal, além da autoestima que é expressa em cada sorriso, nos motiva e enche de orgulho.

Ao Centrinho, nosso respeito, admiração e congratulações pelos serviços prestados à comunidade catarinense ao longo de 28 anos de história e grandes realizações.

 

pablo.macedo

Adicionar comentário