higiene-bucal

Você sabia que a falta de higiene bucal pode levar a sérios problemas cardíacos?

Inflamação na gengiva pode levar a complicações, como infarto, derrame e embolia pulmonar

image0021

Quem pensa que a falta de cuidados com os dentes evita somente as cáries e a perda de dentes está enganado. Uma boa escovação está diretamente ligada à manutenção da boa saúde. O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) tem estudos que apontam que pessoas com periodontite (inflamação crônica na gengiva), além de ter risco de perder os dentes e de ter cáries, são mais vulneráveis ao infarto, derrame, embolia pulmonar e perda total da visão, entre outras complicações provocadas pela formação de coágulos na corrente sanguínea. No hospital, só passa por cirurgia cardíaca quem passar por uma minuciosa avaliação do dentista.

O chefe do setor de Odontologia do INC, Paulo Moreira da Silva Filho, alerta para outras complicações causadas por inflamações na gengiva. A presença de cáries, gengivites e sequelas do fumo aumentam as chances de o paciente ter endocardite, que é uma infecção na parte interna do coração.

“A periodontite pode, inclusive, interferir na ação de medicamentos, como é o caso do remédio para trombose que tem sua eficácia muito diminuída nessa situação”, explicou o dentista, que luta pela obrigatoriedade da equipe de dentistas em todos os hospitais. “É importante que em todas as UTIs, clínicas e hospitais públicos ou privados com pacientes internados existam profissionais de odontologia para os cuidados da saúde bucal do paciente”.

Ele defende, principalmente, a importância do tratamento odontológico em pacientes entubados, local propício para a proliferação de bactérias, que consequentemente podem agravar o estágio da doença.

Fonte: Fator Brasil

Publicado por FGM Interativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *