Untitled-1-02

Prevenção contra H1N1 no consultório odontológico.

A Gripe A (H1N1) tem sido uma das principais preocupações do momento para a população. Normalmente os tipos de gripe surgem nas estações mais frias do ano, porém este ano foram registrados casos graves da H1N1 já no verão. Sendo assim, os cirurgiões-dentistas, profissionais da saúde, devem redobrar os cuidados dentro dos consultórios odontológicos.

O cirurgião-dentista mantém contato direto com seus pacientes durante o atendimento, o que cria oportunidades para que o vírus da H1N1 seja transmitido, já que a transmissão ocorre normalmente por meio de secreções respiratórias, principalmente pela tosse ou espirros de pessoas infectadas. A utilização de máscaras é essencial para a prevenção da gripe.

A transmissão pode acontecer também pelo contato direto com objetos de pessoas contaminadas, por isso é fundamental o CD adotar cuidados específicos dentro do consultório odontológico como, por exemplo, higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel e melhorar o fluxo de ar no ambiente. Se possível, adiar a consulta do paciente que esteja com caso suspeito ou apresente sintomas e encaminhá-lo ao médico, é o ideal.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (AMB) elaboraram um Informe Técnico sobre a Gripe A com diversas orientações para o profissional da saúde. Outro conteúdo que pode colaborar na prevenção é a Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde, disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: http://www.abo.org.br/site/#/noticias/2016/04/prevencao-contra-h1n1-no-consultorio-odontologico

 

Publicado por Pablo Henrique Asenjo de Macedo

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *