FGM-01

Periodontista esclarece dúvidas sobre o tema.

Em entrevista à ABO Nacional, o periodontista José Peixoto Ferrão Junior falou sobre o tema, diagnóstico e tratamento. Confira:

O que são as doenças periodontais?
A doença periodontal é infecciosa e inflamatória, de caráter crônico e origem bacteriana. Ela acomete os tecidos gengivais e de suporte dos dentes, como o cemento, ligamento periodontal e osso.

Como diagnosticá-las?
Seu diagnóstico é feito pela sondagem periodontal, realizada em toda a circunferência do dente com um instrumento chamado sonda milimetrada.

A sondagem pode revelar sangramento gengival (o sintoma mais comum) e/ou perdas ósseas, com formação de bolsas periodontais. É importante frisar: a gengiva não deve sangrar nunca!

Quais suas consequências?
Inflamação, infecção e sangramento gengival. Em casos mais graves, pode levar à queda dos dentes devido à perda óssea.

Além disso, as bactérias presentes nas bolsas periodontais se disseminam na corrente sanguínea. Por isso, esta doença está intimamente relacionada a problemas cardiovasculares e respiratórios, diabetes, infertilidade, nascimento de bebês prematuros e baixo peso, entre outros.

Como é conduzido o tratamento?
É essencial conscientizar e orientar o paciente quanto à necessidade de higienização bucal por meio do uso de escova e fio dental. Também é realizado um procedimento para remover o cálculo dentário e desinfectar a região afetada. Trata-se da raspagem e alisamento radicular, que pode ser supragengival e/ou subgengival.

Em casos mais avançados, é preciso recorrer a procedimentos cirúrgicos. Após o tratamento, o paciente deve se comprometer com a própria higiene bucal e retornar ao consultório de acordo com o determinado pelo periodontista. Nessas visitas, serão feitos a manutenção e o acompanhamento, a fim de evitar a recidiva ou progressão da doença.

Fonte: http://www.abo.org.br/site/#/noticias/2016/10/periodontista-esclarece-duvidas-sobre-o-tema

Publicado por Pablo Henrique Asenjo de Macedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *