saúde bucal gengivite doenças

Os Perigos da Placa e da Gengivite

As relações entre a saúde bucal e a saúde em geral
O acúmulo de placa bacteriana causa inflamação das gengivas (gengivite).
Placa bacteriana sobre os seus dentes. Gengivas inflamadas que sangram. Esses problemas não afetam apenas a sua saúde bucal.
Cada vez mais as pesquisas mostram que as bactérias e inflamações que ocorrem na boca estão associadas a outros problemas, como ataque cardíaco e demência, que colocam em risco a sua saúde em geral.
Os cientistas identificaram várias associações entre higiene bucal precária e outros problemas de saúde – todavia, ainda não foi possível determinar a relação entre causa e efeito. Essa lista de problemas de saúde só faz aumentar à medida que as pesquisas avançam.
Os Efeitos da Placa Bacteriana na Sua Saúde Bucal
A placa bacteriana é um tipo de biofilme. Nesse caso, é um agrupamento de bactérias que vivem no tecido gengival e nos dentes.
A placa bacteriana se forma continuamente sobre os dentes. Quando você ingere alimentos ou bebidas que contém açúcar ou carboidratos, as bactérias liberam ácidos que atingem o esmalte dental.
A placa bacteriana retém esses ácidos em contato com os seus dentes, provocando a destruição do esmalte e, consequentemente, cáries.
O acúmulo de placa bacteriana também pode causar doença periodontal[?] – primeiro a gengivite, inflamação e irritação das gengivas que, às vezes, sangram. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para doença periodontal severa. O tecido gengival se descola dos dentes e permite que as bactérias invadam e destruam o osso que suporta os dentes.
Relação Entre Doença Periodontal e Outras Doenças
Até o momento, os cientistas encontraram as seguintes associações com a doença periodontal:
Doença cardíaca
Diabetes
Demência
Artrite reumatoide
Nascimento prematuro
Fonte: www.medclick.com.br
Publicado por FGM Interativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *