Mitos e Verdades sobre Implante Dentário

Primeiramente vamos esclarecer o que é implante dentário. Como já dito anteriormente em um post aqui no site, implante dentário é um procedimento realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária, passando a funcionar como uma “raiz artificial”, onde poderão ser fixados  diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante do osso. Vejamos então o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

1. “Implante sem fazer NENHUM corte.”

MITO!

A verdade é que existe uma técnica que passou a ser chamada por alguns de “Implantes sem cortes”, porque o procedimento não faz cortes exploratórios na gengiva, é bem menos invasivo. Mas é feito sim um corte pequeno por onde passará o implante. Nesta técnica, toda a cirurgia é montada antecipadamente no computador através de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente e softwares específicos. O planejamento prévio diminui as chances de erro e evita que o cirurgião corte toda a extensão da gengiva do paciente para examinar o osso e escolher os locais para a perfuração e a colocação do implante.

2. “Somente idosos podem ter implante.”

MITO!

Esta é uma opção viável para qualquer pessoa acima de 17 anos (momento em que termina o processo de formação dos ossos da face), que não tenha problemas de saúde e que tenha perdido algum dente.

3. “Qualquer pessoa pode fazer implante, até mesmo quem usa dentadura.”

VERDADE!

Pacientes usuários de dentaduras podem optar pela instalação de implantes, deixando de usar uma prótese removível, passando a ter uma prótese fixa.

4. “Após a perda do dente, um implante deve ser colocado o mais rápido possível.”

VERDADE!

Como consequência da falta do dente, com o passar do tempo, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação da nova raiz ou pode ser necessário a realização de um enxerto ósseo.

5. “O organismo pode rejeitar o implante”

MITO!

Os implantes são feitos de titânio, material que possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo. Geralmente a perda de um implante se dá por processo infeccioso ou por má qualidade óssea.

6. “É possível fazer o implante de todos os dentes.”

VERDADE!

Existem próteses fixas nas quais, por exemplo, dois implantes são suficientes para repor três dentes lado a lado. Agora também é possível colocar todos os dentes com apenas quatro implantes. É a avaliação do cirurgião-dentista que vai definir a opção mais indicada.

(Via Odonto Ágape)

FGM Interativa

28 comentários

    • Olá, sendo a reabilitação planejada e executada de acordo com as orientações vigentes na literatura, são muito raras as ocasiões em que ocorrem problemas desta natureza.

  • Em um implante de todos os dentes é possivel fazer um implante para cada dente? e se sim a gengiva se adaptaria de forma que a comida não entrasse embaixo dos implantes como acontece com o implante de próteses?

    • Olá Dr. Elio. Depende da casa caso.
      Caso seja possível, há possibilidade para instalarmos 01 implante para cada dente faltante, sem que haja “pônticos” (dentes suspensos).
      Quanto à adaptação tecidual ao redor dos dentes suportados por implantes, deve-se avaliar o caso para prever a necessidade ou não de terapias (ex. enxertos) para concluir da forma mais parecida possível com o natural.

  • Quando é implantado um dente na frente, da pra notar a diferença ou fica imperceptível quando sorrir? Existe algum risco de dar tudo errado e não ter como fazer o implante?

    • Bom dia Wellington, tudo bem? Aconselhamos que procure um dentista, ele é o profissional mais indicado para tirar suas dúvidas.

  • Eu tenho 5dentes para fazer implantes só que tem mais ou menos uns dez anos que perdi esse s dentes. Sinto a minha gengiva funda em relação aos outros dentes…conseguirei realizar esses implantes. Se inxertar osso é algum procedimento complexo.? Dois em relação de dias após o procedimento? Obg

    • Bom dia Samuel, tudo bem? Aconselhamos que procure um dentista, ele é o profissional mais indicado para tirar suas dúvidas.

    • Bom dia Ester, tudo bem? De maneira geral, caso não haja nenhuma complicação cirúrgica, não há problema em viajar de avião após instalação dos implantes. Porém, os cuidados pós operatórios como repouso e dieta são individuais para cada paciente, e serão repassados pelo próprio cirurgião.

    • Olá, bom dia! tudo bem? Sugerimos que procure seu dentista. Ele é o profissional mais indicado para tirar suas dúvidas.

  • Estou com alguns sangramentos na gengiva e estou com medo de fazer cirurgia.Mas o dentista falou que não tinha problema.E posso implantar 3 mesmo dia?

    • Olá Valdete, tudo bem? Então, a FGM indica que você consulte um cirurgião-dentista. Ele é o profissional mais indicado para avaliar o seu caso clínico.

    • Olá, bom dia, tudo bem? Então, a FGM indica que você consulte seu cirurgião-dentista. Ele é o profissional mais indicado para avaliar seu caso clínico e saberá tirar suas dúvidas sobre o implante.

  • VOces só estão aí pra orientar as pessoas a procurarem um dentista? Então qual a finalidade de se recorrer à voces para esclarecer duvidas?

    • Olá Marcia, bom dia! tudo bem?

      Para nós, a satisfação de nossos clientes é de extrema importância, deste modo, gostaríamos de explicar que a nossa página e nossas redes sociais são voltadas exclusivamente para Cirurgiões Dentistas, Acadêmicos de Odontologia e Implantodontistas.

      Qualquer dúvida que o paciente final tenha, é de extrema importância que seja respondida por seu próprio cirurgião dentista. Ele é o profissional mais indicado para avaliar seu caso clínico.