marketing odontológico

Marketing Odontológico

Conquistar e manter clientes satisfeitos em clínicas odontológicas está cada dia mais difícil. Por isso é importante o dentista investir em ações de marketing odontológico, com o objetivo de comunicar e promover seus serviços com os públicos de interesse: Clientes, funcionários e parceiros.

Antigamente não era tão difícil ter um consultório cheio de pacientes particulares, apenas com indicações e boca a boca. Com o surgimento de milhares de convênios odontológicos e o enorme número de profissionais formados a cada ano, grande parte dos clientes particulares desapareceu, o que acaba levando diversos profissionais a recorrerem a novas estratégias para se adaptarem à nova realidade do mercado.

Mas, como o profissional irá utilizar bem as ferramentas de marketing, se tal matéria não foi dada na faculdade?

Antes de abrir um consultório, o profissional deve saber que público deseja atingir, onde se encontra e o que ele deseja do profissional de saúde bucal. É importante pesquisar o ponto (local), criar um nome, um logotipo, uma identidade visual com papelaria (cartão de visita, receituário, envelope, etc). Ter uma estratégia para conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes, conseguir indicações, fazer o marketing pessoal, promover seu consultório e serviços, contratar e treinar equipe e buscar inserir o diferencial no atendimento. Tornar o consultório diferente dos existentes no mercado.

Como tudo na vida existem obstáculos, o dentista ainda enfrenta barreiras com o código de ética profissional, o que dificulta a comunicação com o cliente.

Diante dessas dificuldades, como mostrar o profissional a novos clientes? Como atrair clientes para o consultório e fidelizá–los? Como passar a eles os avanços tecnológicos disponíveis em seu consultório? Que armas podem ser utilizadas pelo dentista para se destacar no mercado?

Quanto maior a variedade de canais de comunicação entre o profissional e o cliente, mais estreita será a relação entre eles e melhores serão os resultados obtidos.

A mala-direta ainda representa o mais importante canal com o cliente. Por ela são apresentadas novidades do consultório e transmitidas informações gerais sobre saúde. O objetivo é demonstrar preocupação e cuidado com o cliente, além de reforçar a importância da consulta de revisão e manter vínculo afetivo. Felicitações por datas especiais também representam uma boa oportunidade para fazer com que o profissional seja lembrado.

Outra opção é a utilização da internet como ferramenta desta relação. O perfil dos clientes de classes A e B, e uma parcela da parte C é de pessoas que gostam de procurar informações sobre os serviços que utilizam.

É muito importante ter um site sobre a clínica ou o consultório bem organizado, moderno e de fácil navegação com informações sobre serviços e técnicas utilizadas, fotos das instalações, currículo do dentista, artigos produzidos, além de contato. É mais uma forma de divulgação do profissional, capaz de passar segurança e estabelecer um canal eficiente de comunicação entre o dentista e o cliente.

Ações de e-mail marketing complementam a mala direta, quando o cliente fornece seu endereço de e-mail e aceita receber comunicados.

A escolha do logotipo e do nome da clínica odontológica é importante para a atrair novos clientes, pois influencia o público a ser atingido. Através do logotipo e do nome (e como este é apresentado visualmente) podem ser transmitidos ao cliente as principais propostas da clinica.

O cartão de apresentação também deverá ter estes mesmos cuidados. Ele será o primeiro contato com muitos clientes que serão indicados por outros. Um visual limpo também ajuda a passar tranquilidade.

Outro ponto importante a considerar é o investimento na comunicação através de meios impressos e eletrônicos como, por exemplo, jornais, revistas, TV e outdoors. Deve-se planejar com atenção o plano de mídia mais adequado à sua necessidade e verba, além de se produzir sempre um material de qualidade. A atenção com os detalhes é primordial na comunicação.

Via Blog Markentista

Publicado por FGM Interativa

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