mulheres

Especial: Elas dominam o mercado! Doutoras falam sobre a participação da mulher na Odontologia

FGM/Divulgação

FGM/Divulgação

A busca por direitos e igualdade das mulheres deve ser lembrada todos os dias, pois cada uma delas carrega em seu olhar a luta pela conquista do mercado de trabalho e a igualdade por direitos eternizada em 8 de março. Hoje no Brasil é comum que homens e mulheres dividam cargos de liderança no ambiente corporativo, que elas atuem em oficinas mecânicas, como pilotos de avião e estejam presentes em salas de aula.

Na Odontologia, elas já dominam o mercado. De acordo com o Censo 2010, desenvolvido pelo IBGE, 69% dos profissionais que se formam são representantes do sexo feminino. Por isso confiar a uma dentista a saúde bucal já não é coisa de outro mundo como era em tempos atrás.

Como símbolo de apoio e reforço a ideologia contida por trás do Dia Internacional da Mulher, a FGM preparou uma série de posts que serão divulgados ao longo do mês.

Neste, as doutoras Flávia Magnani Bevilacqua, Alessandra Reis Silva Loguercio, Alessandra Reis Bastos de Oliveira, Patrícia Jardim, Sandra Kalil, Andrea Brito, Dayse Amaral e Andrea Tedesco falam sobre suas percepções, as dificuldades que ainda enfrentam como formadoras de opinião e a influência da mulher na Odontologia. Confira os depoimentos a seguir:

“A participação da mulher vem aumentando no mercado de trabalho em geral. Não sei se numericamente, temos mais homens que mulheres dentre os formadores de opinião, mas sinceramente acredito que para o público que recebe as informações, isso já não é mais relevante. Hoje temos grandes pesquisadoras dentro das principais Universidades do país, atuando como formadoras de opinião em nossa categoria”.

Drª Flávia Magnani Bevilacqua

*

“Não acredito que haja diferença proporcional entre o número de mulheres e homens nos cursos de Odontologia. E se houver ela não deve ser significativa. Por outro lado, há uma disparidade grande no número de formadores de opiniões com predomínio dos homens. Basta olharmos a programações de congressos nacionais e internacionais”.

Drª Alessandra Reis Silva Loguercio

*

“Acho que é uma questão de tempo e logo teremos mais mulheres formadoras de opinião, e estou batalhando pra isso. Torço muito para que aconteça o mais breve possível e que grandes nomes da Odontologia Brasileira sejam também representados por mulheres reconhecidas mundialmente”.

Drª Alessandra Reis Bastos de Oliveira

*

“Acho que a participação da mulher é fundamental em qualquer área, não só na Odontologia. Homens e mulheres são diferentes sim, o que não significa qualificar as competências de cada indivíduo em função do gênero. Atualmente, pelo menos na Odontologia, acredito que estamos passando por uma fase de transição: já temos mulheres brilhantes na grade científica dos maiores congressos nacionais e internacionais. Ainda somos minoria, mas o processo já começou, e daqui para frente só tende a aumentar. Fico feliz em fazer parte deste momento da história!”

Drª Patrícia Jardim

*

“Nesse Universo composto por mais mulheres e com tantas mulheres competentes que se destacam no meio empresarial, acadêmico e profissional temos o compromisso de chegar lá e, somente unidas em prol de um ideal, conseguiremos isso. Notem que existe um movimento mundial em diferentes áreas para que haja uma equiparação salarial e de cargos para as mulheres. Depende de nós!”

Drª Sandra Kalil

*

“Acredito que a mulher tem um papel fundamental na profissão e que a Odontologia é uma das profissões mais femininas que conheço. Tenho certeza que nosso espaço como formadoras de opinião está crescendo e, para isso, precisamos acreditar e valorizar a mulher como um importante profissional”.

Drª Andrea Brito

*

“As mulheres dentistas nas próximas gerações têm uma grande responsabilidade de conduzir a Odontologia por caminhos de conquistas e de grandes realizações. Contudo, não esqueçamos que, para alcançarmos o pódio das mulheres bem-sucedidas, temos que equilibrar e balancear nossos sonhos, nossas paixões, nossa família, nossa profissão e nosso cotidiano em uma fórmula única que cada uma de nós deverá encontrar a dose certa.”

Drª Dayse Amaral

*

“Além da odontologia minha outra paixão é a família. Gosto de aproveitar meu tempo livre para passear, viajar ou pelo menos estar ao lado deles. Nem sempre consigo dispor do tempo que gostaria mas sempre consigo uma brechinha! Também curto uma alimentação saudável e exercícios. Cuidar da mente e da alma também! Ufa! São tantas coisas ao mesmo tempo! As vezes paro e penso ‘Como vou conseguir dar conta disso tudo? Mas mulher faz três coisas ao mesmo tempo sem nenhuma dificuldade!’”

Drª Andrea Tedesco

Publicado por FGM Interativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *