dicas empreendimento odontológico

Dez dicas para um bom empreendimento odontológico

Confira abaixo a quarta matéria da nossa série sobre gestão de consultório!
Os consultores Márcio de Souza, Marcelo Alves e Flavio Alves Ribeiro apontam as principais recomendações para aprimorar a gestão da sua clínica:
1. Comece a carreira “custando menos”;
2. Escreva um plano de negócios;
3. Conheça seu público;
4. Tenha uma reserva financeira;
5. Planeje o fluxo de caixa;
6. Ouça seu público e o deixe participar;
7. Crie uma marca e a proteja;
8. Preze pela excelência no atendimento;
9. Trace metas de crescimento;
10. Faça cursos de vendas, atendimento a clientes, negociação, gestão etc.
“O dentista não pode deixar o paciente sem retorno, nunca. Ele deve tratá-lo como cliente e fazer de tudo para que fique satisfeito e volte mais vezes”.
Márcio Luiz Lima de Souza, consultor e diretor de marketing da ProxyMed Gestão e Marketing Médico e Odontológico
“Nossa grande vantagem competitiva é tratar o cliente como ser humano, respeitando seus horários, necessidades, desejos e queixas. Isso nos traz muito mais resultado do que trabalhar em uma linha de produção, na qual seu paciente não te reconheceria no shopping, pois você não teve tempo de tirar a máscara e desejar uma boa semana antes de ele ir embora”.
Marcelo Alves, professor do curso de especialização em dentística restauradora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp/USP)
“Melhor do que cada dentista montar seu consultório isolado é desenvolver processos compartilhados. Ao montarem seus consultórios em um mesmo local é reduzido consideravelmente o custo da hora clínica para cada dentista. Outra coisa é saber administrá-lo bem, controlar entradas e saídas, ter uma equipe comprometida e remunerada por desempenho, entender que o cliente está com o poder de escolha, saber que antes de abrir a boca do paciente é necessário fazer uma conexão com ele e sempre que possível atender todas as necessidades do cliente dentro do próprio consultório”.
Flavio Alves Ribeiro, diretor de negócios da FAR Coaching e Consultoria
Publicado por FGM Interativa

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