fluor

Conheça os mitos e verdades sobre o Flúor

0528_mitos_fluorVocê sabe o que é flúor? Do latim fluore, é o que corre ou tem fluxo. Elemento químico da tabela periódica univalente não metálico. Tem forte poder corrosivo e é oxidante.

Mesmo tão presente no dia a dia dos consultórios odontológicos, o Flúor ainda traz dúvidas entre dentistas e pacientes. Por isso, a FGM separou esse post para responder as questões de sua utilização. Veja só:

– O flúor faz bem à saúde bucal?
Sim. O flúor é benéfico desde que seja utilizado na dosagem correta. Além de ajudar a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram, ele trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem na boca.

- Todos podem usar cremes dentais e enxaguantes bucais?
O uso do Flúor é indicado a todos. Seja no creme dental ou nos enxaguantes bucais. Porém, existem algumas doenças endócrinas que contraindicam o uso de flúor.Por isso, é fundamental que cada caso deva ser tratado individualmente de acordo com o diagnóstico.

No caso de crianças – que não têm controle adequado da deglutição – usando-se uma pequena quantidade (aproximadamente 0,3 g – um grão de arroz cru) de dentifrício de concentração de F convencional (1000-1100 ppm F), a quantidade de Flúor ingerida é segura em termos de fluorose dental, e o benefício anticárie é mantido. Sempre com a supervisão de um adulto. (abo-odontopediatria)

- O flúor previne cáries?
Ele é um importante agente remineralizador. Contudo a prevenção da cárie é obtida por uma soma de fatores. A remoção da placa bacteriana pela escovação e aplicação de fio dental – com a devida periodicidade – é a chave na prevenção dessa doença no dente.

- Seu uso pode trazer riscos à saúde?
É preciso cuidado! Se ingerir o produto em grandes quantidades poderá causar intoxicação aguda e caso haja a ingestão sistemática durante o período de formação dos dentes pode gerar a fluorose dental, doença que compromete o dente esteticamente e estruturalmente. Fique ligado!

- É necessário fazer aplicações periódicas de flúor no dentista?
Sim, para complementar os benefícios do flúor nos dentes e principalmente para fortalecer a dentição. A cada 6 meses é indicado visitar o dentista para uma consulta de rotina. O ideal é que o profissional aplique uma carga de flúor no seu paciente.

E aí, respondemos todas as dúvidas? Se ainda tem perguntas, entre em contato conosco. Teremos o prazer em respondê-las. E lembre-se: dê preferência a produtos com flúor, como cremes dentais e enxaguantes, pois protegem e fortalecem os dentes.

Dica FGM

A FGM oferece, para uso em consultório dental, o Flúor Care, produto em espuma com menor risco de ingestão e sabores agradáveis. Além dele, toda a linha de clareadores caseiros, dessensibilizantes, ionômeros de vidro e selantes possuem o elemento.

Afinal, você merece o melhor!

Publicado por FGM Interativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *