cimentação pinos

Ambar + Allcem: Na cimentação de pinos, uma combinação de sucesso

Pinos fibrorresinosos para uso direto, como White Post (FGM), são excelentes instrumentos para reabilitação de dentes com ampla destruição coronária. Os benefícios deste tipo de retentores são diversos, como por exemplo: elevada translucidez e estética, módulo de elasticidade similar à dentina, adaptação perfeita ao conduto devido ao formato cônico e do uso de brocas com mesma morfologia, eliminação da etapa laboratorial durante o tratamento, entre outros.
Atualmente, cimentos resinosos duais têm sido associados a adesivos dentais simplificados somente
fotopolimerizáveis, aliando segurança, agilidade, economia e praticidade durante o procedimento.
Szeiz, A. et al. (2013), estudaram o adesivo dental simplificado fotopolimerizável Ambar (FGM) associado ao cimento resinoso dual Allcem (FGM) para a cimentação de pinos. O grupo comparativo contemplou um adesivo dental simplificado dual concorrente associado a cimento resinoso dual do mesmo fabricante, variando intensidade e tempo de fotopolimerização. Para verificação da qualidade da cimentação, foram realizados ensaios de resistência de união (push-out), nanoinfiltração e grau de conversão. O Gráfico 1 mostra os resultados de adesão obtidos no referido estudo.
Em outro estudo realizado por Cuadros-Sanchez, J. et al. (2013), o conjunto Ambar e Allcem (FGM)
foi comparado com um conjunto concorrente apresentando adesivo dental simplificado com polimerização dual, na cimentação de pinos. Entre outros ensaios, foi obtido o grau de conversão
dentro do canal radicular para os sistemas em diferentes terços radiculares. Pode-se verificar que no terço mais crítico para adesão (apical) os sistemas apresentaram resultados equivalentes.
Analisando os resultados parciais dos estudos, conclui-se que Ambar, mesmo se tratando de um adesivo apenas fotopolimerizável, quando associado ao cimento resinoso dual Allcem (FGM), possui desempenho equivalente a seus concorrentes especificamente desenvolvidos para adesão em condutos. Portanto, o clínico não precisa mais preocupar-se em adquirir produtos específicos para tal indicação (duais ou com ativadores), já que o próprio sistema adesivo utilizado no seu dia-a-dia (Ambar-FGM) também pode ser utilizado com segurança e facilidade para cimentação de pinos intrarradiculares.
Publicado por FGM Interativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *