Clareamento associado à restauração direta

Dayse Amaral e Eduardo Vargas
*Dayse Amaral: Professora do curso de especialização em dentística da clivo - Rio de Janeiro / Professora do curso de atualização em dentística da academia cearense de odontologia / especialista em dentística, prótese e periodontia pela UFRJ **Eduardo Vargas: Professor do curso de especialização em dentística da Clivo - Rio de Janeiro / Professor do curso de atualização em dentística da academia cearense de odontologia / especialista em dentística pela Faculdade de Odontologia de Bauro / Especialista em implantodontia pela ABO - RJ

As deficiências cromáticas de dentes anteriores são extremamente impactantes na estética do sorriso, e assim merecem atenção especial. Normalmente uma abordagem clareadora é a maneira mais conservadora e eficaz para resolução da grande maioria dos casos. Contudo, em algumas ocasiões, o complemento com restauração é fundamental para que o resultado seja o esperado.

Relato do caso clínico

Paciente jovem, 23 anos de idade, do sexo masculino, compareceu à clínica mostrando manchamento do dente 12 após tratamento endodôntico. Depois de um minucioso exame clínico e radiográfico, foi proposto clareamento interno e troca da restauração, que se apresentava com falha de adesão (função) e estética.

Para o clareamento não-vital foi utilizado o Whiteness Perborato (perborato de sódio associado a peróxido de hidrogênio a 20%), o qual foi associado com clareamento caseiro supervisionado. Ainda, como forma de acelerar o processo de clareamento, foram realizadas duas aplicações de Whiteness HP (peróxido de hidrogênio a 35%) em consultório.

A abordagem restauradora do dente 12 foi feita com resina Opallis OW (opaca branca) e resinas para dentes clareados de médio e alto valor (E-Bleach M e H). Como incremento incisal e finalização vestibular, optou-se pela T-neutral (resina translúcida).

Para o acabamento e polimento da restauração, foram utilizados discos de lixa Diamond Pro (FGM) e discos de feltro Diamond Flex (FGM) combinados com a pasta diamantada Diamond Excel (FGM).