Instalação de implante imediato em região posterior de mandíbula.

Carolina Morsch e Leonardo Bez
Carolina Morsch e Leonardo Bez
- Carolina Morsch Especialista, mestre e doutoranda em Implantodontia (UFSC) - Leonardo Bez Mestre e doutorando em Implantodontia (UFSC)

Relato de caso

Queixa principal: necessidade de restauração do dente 36.

Características do paciente: idade: 41 anos; sexo: Feminino; etnia: branca.

Anamnese: Paciente mostrou boas condições de saúde, portanto apto ao tratamento proposto.

Exame clínico: O dente 36 apresentou fratura infraóssea com indicação para exodontia.

Exame clínico/radiográfico/tomográfico: A região apresentou condições compatíveis para receber o tratamento proposto.

Planejamento: exodontia do dente 36 minimamente invasiva e instalação de implante imediato com dimensões de 4,3X9mm (Sistema Arcsys – FGM-Brasil) para futura reabilitação com coroa total em porcelana.

 

Relato de caso

A exodontia foi realizada do dente 36 com preservação das tábuas ósseas alveolares. Para fresagem, a broca FGM 3.9mm foi utilizada com o limitador de profundidade de 11mm do septo interdental.

O implante foi instalado (torque final 30N), coberto com Tapa (silicone médico de uso irrestrito) e sepultado.

Seguindo protocolo já consagrado, um biomaterial foi inserido nos espaços alveolares remanescentes e recoberto com tecido conjuntivo colhido do palato duro.

Após 4 meses, foi feita a reabertura com broca diamantada esférica (alta rotação), remoção do Tapa e instalação do Cicatrizador Multifuncional.

Efetuou-se então o reembasamento de um dente de estoque diretamente sobre o cicatrizador, de forma a iniciar já neste momento o condicionamento tecidual e devolver estética ao paciente.

Após seleção do componente final (Pilar Aparafusável Arcsys Angulável com transmucoso de 2,5mm), seu posicionamento foi personalizado através do Dispositivo Angulador, com base na posição encontrada no Referenciador Angular. Uma nova coroa provisória foi então confeccionada sobre o TRANSFERENTE Multifuncional.

Terminado condicionamento tecidual, procedeu-se a moldagem de transferência, confecção da coroa total em porcelana e sua instalação.