Clareamento dental pela técnica mista supervisionada

Doutor Maciel Jr.
Especialista em Dentística Restauradora pela FOB/USP e Mestre em Dentística Restauradora pela UNESP/Araraquara.

A técnica de clareamento dental combinada mescla a rapidez da sessão em consultório com a versatilidade do clareamento domiciliar supervisionado, trazendo os benefícios de ambas as técnicas para o paciente. Em algumas ocasiões, os pacientes necessitam de um estímulo para disciplinar-se ao uso das moldeiras no clareamento domiciliar supervisionado, e uma estratégia interessante é iniciar o tratamento com uma sessão de clareamento em consultório. Assim, uma vez que o paciente percebe o primeiro resultado, motiva-se a seguir o tratamento disciplinadamente.
Outro benefício da combinação das técnicas é o fato de que ela poderá trazer o resultado final com maior rapidez. Normalmente, quando se utiliza somente a técnica domiciliar, o tratamento se estende por três a quatro semanas, enquanto que combinada com uma sessão de consultório, este prazo se reduz a normalmente duas semanas.
A técnica geralmente tem boa aceitação do paciente, principalmente quando este percebe os rápidos resultados iniciais, podendo transformar um paciente indisciplinado em colaborador.

Caso clínico:
O caso descreve o tratamento realizado em uma paciente cujos dentes apresentavam coloração inicial 3R (Vita 3D). Foi realizado exame clínico e radiográfico que demonstraram a saúde da dentição. A técnica de clareamento associado foi sugerida, aplicando-se uma sessão de 50 minutos de Whiteness HP Blue 20% e continuando o clareamento com moldeiras, utilizando Whiteness Perfect 10% por mais duas semanas. O resultado foi satisfatório, concluindo o caso na coloração OM (Vita 3D), e a paciente apresentou um grau de hipersensibilidade dental muito baixo, quase inexistente, devido principalmente às concentrações dos géis utilizados no caso.