Clareamento Dental pela técnica de consultório – Sistema Whiteness HP Maxx

Jorge Eustáquio, Ilana Pais Tenório
*Jorge Eustáquio Mestrando em Dentística pelo CPO São Leopoldo Mandic - Campinas - SP Professor dos Cursos de Especialização em Dentística e Prótese - ABO - Maceió - AL Coordenador do Curso de Laminados Cerâmicos - ABO - Maceió - AL Conselheiro Científico da Revista Prothesis Laboratory in Science - Editora Plena **Ilana Pais Tenório: Aluna do Curso de Especialização em Dentística pelo CETAO - São Paulo - SP Monitora do Curso de Aperfeiçoamento em Dentística - NEO Odontologia - Maceió - AL

Relato de Caso

Paciente LG, 28 anos de idade, sexo masculino, compareceu a clínica apresentando a intenção de que fosse feito clareamento dental em seus dentes. Durante a anamnese, o paciente relatou que havia realizado tratamento ortodôntico e que os braquetes haviam sido removidos a poucos dias.  Também informou que tinha um grau leve de hipersensibilidade dentinária. No momento do exame clinico foram observadas algumas retrações gengivais e também lesões de abfração em alguns elementos dentais.

Este grau de sensibilidade, associado com a necessidade utilização da contenção ortodôntica removível na arcada superior inviabilizariam a utilização de moldeiras para clareamento pela técnica caseira supervisionada.

Diante desta situação decidiu-se pela utilização de produto clareador pela técnica de consultório, onde a aplicação do produto clareador ficaria restrito a áreas de esmalte preservado e por um espaço de tempo curto, não comprometendo o uso da contenção ortodôntica.

Conclusão

Clareamento dental pela técnica de consultório se mostra uma alternativa bastante eficaz pós tratamento ortodôntico pela impossibilidade do uso de moldeiras para clareamento pela técnica caseira supervisionada devido a presença de contenção ortodôntica removível. Também, desta forma, é evitado que o gel clareador seja aplicado diretamente sobre áreas de exposição radicular como pode ocorrer com o uso de moldeiras.