Clareamento dental caseiro

Dra. Letícia Cunha Amaral Gonzaga de Almeida, Dr. Paulo Henrique dos Santos e Dr. André Luiz Fraga Briso
*LETICIA: Mestre em Odontologia, Área de Dentística da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP, Brasil. **PAULO: Professor Assistente Doutor, Docente da Disciplina de Materiais Odontológicos da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP, Brasil. ***ANDRÉ: Professor Adjunto, Responsável pela Disciplina de Dentística I da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP, Brasil.

A terapia utilizada consistiu de aplicação do produto à base de peróxido de carbamida a 10%, em ambas as arcadas, durante 3 semanas, mantendo a posologia por mais 7 dias nos caninos e pré molares. A terapia clareadora mostrou-se eficaz na obtenção do padrão de cor almejado, mantendo o aspecto estético favorável até o controle de 26 meses. Concluiu-se que, a técnica caseira com aplicação de produto a base de peróxido de carbamida a 10% é um tratamento que proporciona satisfação do paciente por oferecer ótimos resultados estéticos, ser duradouro e por ser uma técnica simples.

Paciente de 23 anos, do sexo feminino encontrava-se insatisfeita com a tonalidade amarelada de seus dentes, principalmente dos dentes posteriores e caninos. Inicialmente foi realizado exame clínico e radiográfico para verificar a saúde periodontal e a eventual presença de lesões cariosas ou áreas de dentina exposta. Observou-se então a presença de áreas de recessão gengival, que receberam tratamento prévio antes da realização do procedimento clareador.