Clareamento com White Class 7.5%

Dr. Marcelo Bálsamo
Mestre e Doutor em Dentística pela UNESP de São José dos Campos.

Paciente do sexo feminino, 17 anos, manifestando interesse em melhoria da condição cromática do dentes, após a tomada de cor preliminar, foi orientada a efetuar terapia clareadora da arcada inferior (efeito comparativo com a arcada superior) aplicando WHITE CLASS 7,5% (Fotos 03 e 04).
Como manobras prévias, realizamos profilaxia mediante aplicação de pedra-pomes diluída em água, aplicando-se a substância pelo processo ativo de remoção de placa bacteriana, utilizando-se escovas de Robinson. Realizada a moldagem com alginato, das duas arcadas, e confecção da moldeira siliconizada de clareamento caseiro, orientamos a paciente para iniciar a aplicação pela arcada inferior por um período diário de 1 hora. Caso houvesse sensibilidade, a mesma deveria comunicar-nos imediatamente, além de retornar após 10 dias para avaliação de controle.
Após 10 dias, a paciente relatou mínima sensibilidade que ocorreu apenas no primeiro dia de terapia e não permaneceu nos dias subsequentes, também exibindo excelente alteração cromática (branqueamento) na arcada inferior. Como manobra de controle, pode-se prescrever em situações nas quais ocorra uma ligeira sensibilidade inicial, aplicações suplementares do gel à base de nitrato de potássio e fluoreto de sódio (DESENSIBILIZE KF 2%). A seguir, orientamos a paciente para que iniciasse o clareamento da arcada superior pelo mesmo tempo de aplicação diária aplicado na arcada inferior.
Decorridos 10 dias, notamos uma uniformidade de resultado (arcada inferior e superior), sem presença significativa de sensibilidade (Fotos 06 e 07). Notamos uma diminuição acentuada da tonalidade, inicialmente A2 (escala VITA) para um matiz inferior ao B1 (escala VITA).
Com a aplicação doméstica do peróxido de hidrogênio em boa concentração (WHITE CLASS 7,5%), conseguimos obter um resultado final excelente em poucos dias de uso. Como dica complementar, caso o profissional deseje aumentar a durabilidade do efeito clareador, pode-se em algumas situações clínicas empregar uma manutenção do clareamento por um período adicional de aproximadamente 5 dias, solicitando ao paciente aplicar o clareador por um tempo menor (30 minutos diários) ou reduzindo-se a concentração do agente clareador, prescrevendo WHITE CLASS 6%.
O tratamento branqueador, com substâncias à base de peróxido de hidrogênio, tem demonstrado excelentes resultados e oferece ao profissional. Mais uma boa ferramenta para obtenção de uma estética rápida e segura.