Associação das técnicas de clareamento de consultório e clareamento caseiro

Dra. Mônica Kina, Dr. José Ricardo Kina e Dra. Juliana Kina
Mônica: Especialista, mestre e doutora em dentística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Periodontia pela APCD- Araçatuba, Coordenadora e Professora do Curso de Atualização em Dentística - ABO - Birigui - SP e NEC-Odonto - Araçatuba - SP. ** José Ricardo: Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia e Clínica Integrada, Disciplina de Periodontia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araçatuba). ** Juliana: Mestre em Ortodontia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araçatuba) e especialista em Periodontia pela APCD- Araçatuba.

Paciente, 24 anos, sexo feminino, compareceu a Clínica Odontológica Kina e Kina, insatisfeita com a tonalidade de seus dentes. Foi realizada anamnese, exame clínico e radiográfico para verificar a saúde periodontal e a eventual presença de lesões cariosas ou áreas de dentina exposta. Considerando a idade da paciente e seu perfeito estado de saúde bucal, foi proposto à paciente o clareamento dental, por ser uma técnica menos invasiva e de excelentes resultados.

Com o intuito de buscar maior eficiência e longevidade de nosso tratamento clareador optamos pela associação das técnicas de clareamento dental de consultório e do clareamento dental caseiro com os produtos Whiteness HP Blue Calcium a 35% e Whiteness Perfect a 10% respectivamente.

A utilização do clareador Whiteness HP Blue Calcium a 35% para a técnica de clareamento de consultório tem a vantagem de oferecer alta liberação de peróxido de hidrogênio, obtendo-se melhores resultados clínicos com menos visitas clínicas e, além disso, por vir em seringas e com um êmbolo que conecta as duas seringas, sua mistura é fácil, rápida e sua aplicação nos elementos dentais é mais segura.

Para a execução do procedimento clareador inicialmente executamos uma profilaxia com taça de borracha, pedra pomes e água. Após a seleção de cor dos elementos dentais (cor A3), fotografias digitais e moldagem das arcadas superior e inferior com alginato, para facilitar os procedimentos de isolamento e proteção ao paciente utilizamos o afastador bucal Arcflex e uma barreira de resina fotoativada Top Dam no tecido gengival.

Após a mistura do gel clareador Whiteness HP Blue Calcium a 35%, colocamos a ponta aplicadora na seringa e aplicamos na superfície vestibular dos dentes a serem clareados, permanecendo nos dentes por 40 minutos. A cada 5 ou 10 minutos, para liberar bolhas de oxigênio e renovar o contato com o gel com os dentes, com o auxílio de um microaplicador descartável movimentávamos o gel sobre os dentes.

Ao final, aspiramos o gel com sugador plástico e removemos o protetor gengival, realizamos o polimento dos elementos dentais com pastas para polimento. O aspecto do clareamento de consultório pode ser visto na figura 8.

Numa segunda sessão, foi verificada a adaptação das moldeiras de silicone, contidas no Kit Whiteness Perfect e a paciente foi orientada a aplicar uma gota do produto na região da moldeira correspondente à face vestibular dos dentes a serem clareados. A terapia clareadora constituiu do uso da moldeira com o produto clareador por no mínimo 4 horas diárias durante 3 semanas, primeiramente na arcada superior, momento em que os incisivos centrais apresentaram a cor B1.

Após o clareamento da arcada superior a paciente foi orientada a prosseguir o clareamento com o mesmo protocolo na arcada inferior por mais 3 semanas.

Durante e após o tratamento a paciente não relatou sensibilidade dental ou irritação gengival, declarando estar satisfeita com o resultado obtido.